Não necessariamente. O HC, sigla para Habeas Corpus Preventivo, é uma ferramenta jurídica que visa proteger o direito de cultivar a planta para fins exclusivamente pessoais e medicinais, evitando uma prisão injusta do cultivador. No entanto, a obtenção desse salvo-conduto não é automática e depende de alguns fatores:
1- Uso Medicinal: O cultivo deve ser respaldado por uma prescrição médica ou laudo que justifique a necessidade do uso da planta. Hoje em dia esse tratamento é possível para uma vasta gama de patologias, como: ansiedade, insônia, depressão, TDAH, e muitas outras.
2- Avaliação Judicial: Cada caso é analisado individualmente pela Justiça, que leva em consideração as circunstâncias do cultivador, a necessidade médica e a ausência de alternativas terapêuticas convencionais.
3- Segurança e Responsabilidade: O grower deve demonstrar que possui condições seguras e adequadas para o cultivo, minimizando riscos de desvio para fins ilícitos.
Nosso escritório conta com uma ampla experiência em processos de Habeas Corpus Preventivos para cultivo de cnnabis, assessorando em todas as etapas do processo. Veja algumas das notícias que envolvem nossa atuação:
Clique no botão abaixo para falar com os especialistas e descobrir gratuitamente se esse processo é possível no seu caso.
Habeas corpus é o nome dado a uma ação judicial que funciona como um remédio jurídico, para impedir a prisão injusta de alguém, ou libertar alguém que tenha sido preso arbitrariamente. Dessa forma, o Habeas Corpus pode ser preventivo ou repressivo.
Para o cultivo da Cnnabis, utilizamos o HC em sua forma preventiva, conforme está previsto na Constituição Federal. Ele é impetrado contra as autoridades que tem competência para efetuar prisão pelo crime de cultivo de maconh4, assim evitando a prisão da pessoa que cultiva para fins pessoais e terapêuticos.
Quem tem direito ao uso medicinal da planta de forma legal, é o paciente que passa por uma consulta médica e atesta a sua necessidade de tratamento, hoje comprovadamente eficaz para diversas patologias, como Ansiedade, Insônia, Dores Crônicas, Depressão, Parkinson, Alzheimer, dentre outras.
Para o Poder Judiciáro, hoje, para obter a decisão favorável em Habeas Corpus o paciente precisa ter essa necessidade médica comprovada através de alguns documentos, como a receita médica e a autorização da ANVISA para importar o óleo medicinal.
Obrigatórios:
– Documentos pessoais (RG e CPF)
– Comprovante de Endereço
– Prescrição médica do uso de canabidiol
– Laudo Médico Evolutivo
– Comprovante de Curso de Cultivo e Extração
– Autorização da ANVISA para importação de óleo
– Relatos do paciente e de familiares sobre o uso do óleo de cannabis
– Orçamento do produto importado
– Laudo Agronômico
Via de regra, esses são os documentos que solicitamos, mas podem haver mudanças de acordo com o seu caso em especial. Para saber mais, entre em contato conosco.
Segundo a tabela da OAB/DF, um Habeas Corpus Preventvo deveria custar em média R$21.540,00.
Porém, fique tranquilo(a)! Avaliamos cada caso de uma forma única, com o objetivo passar um orçamento mais compatível com a realidade do paciente.
Por isso, entre em contato para que possamos ouvir a sua história e passar os nossos honorários!
Sim! O processo do Habeas Corpus costuma ser 100% online, e por isso, atuamos em todo o território nacional.
Entre em contato conosco para que possamos passar mais informações.